São João Nepomuceno (32) 9 9911-7896 | Juiz de Fora (32) 9 9931-4553

contato@drsalimurologista.com.br

Doenças sexualmente transmissíveis (DST)

Doenças sexualmentes transmissíveis (DST)

Avalie este item
(50 votos)

Doenças sexualmentes transmissíveis (DST)

O QUE SÃO DSTs?
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são doenças causadas por vírus, bactérias ou outros micro-organismos que se transmitem, principalmente, através das relações sexuais sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

Herpes Genital
É uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pelo vírus Herpes simplex do tipo 2, que ataca a pele ou as membranas mucosas dos genitais.

• Dores e irritação que surgem de dois a dez dias após o contágio.
• Manchas vermelhas e pequenas bolhas esbranquiçadas que costumam surgir dias após a infecção.
• Úlceras na região dos genitais, que podem chegar a sangrar e causar dor ao urinar.
• Pequenos agrupamentos de bolhas e feridas.
• Coceira e desconforto.
• Ínguas na virilha.

O uso da camisinha diminui o risco de transmissão, mas não o elimina completamente. A doença também não tem cura, mas tem tratamento. A pessoa contaminada por esse vírus terá ele pelo resto de sua vida.

Sífilis
É causada pela bactéria Treponema pallidum, e pode se manifestar em três estágios, sendo que nos dois primeiros acontecem os sintomas e ela é mais contagiosa e no terceiro não há sintomas – o que faz parecer que a pessoa está curada. A sífilis, além de ser transmitida pela relação sexual desprotegida e pela transfusão com sangue contaminado, também pode ser passada através do beijo na boca quando há feridas nas mucosas – apesar de ser uma forma mais rara. Além disso, ela pode ser transmitidas da mãe para o filho, por isso é importante fazer o pré-natal corretamente, em que a gestante será testada para a doença na primeira consulta, no terceiro trimestre e no momento do parto. A melhor forma de se prevenir a sífilis é através do uso de preservativos em todas as relações sexuais, inclusive a oral. A transmissão através do beijo na boca é bastante rara, mas pode acontecer quando há feridas.

Gonorréia
A gonorréia é a mais comum das doenças sexualmente transmissíveis. Ela afeta tanto homens quanto mulheres e pode ser transmitida pelo contato sexual vaginal, oral ou anal. A bactéria Neisseria gonorrhoeae, que causa a doença, pode infectar a região genital masculina e feminina, além do reto, olhos garganta e articulações.A gonorreia é transmitida em qualquer contato sexual desprotegido com a pessoa infectada. Também pode ser transmitida de mãe para filho no momento do nascimento ou ainda dentro do útero. Nas mulheres os sintomas demoram mais a aparecer que nos homens e para ambos podem haver consequências graves como infertilidade, infecções e maior risco de contrair HIV. Para se prevenir, sempre faça sexo com preservativos, evite ter relações sexuais com alguém com gonorreia até que a pessoa esteja completamente tratada e, caso você tenha sido infectado, converse com os seus parceiros para que eles procurem um médico para verificar se também estão com a bactéria e fazer o tratamento.

Por ser uma infecção bacteriana, a gonorreia é tratada com antibióticos e evitando-se relações sexuais neste período.

Hepatites Virais
Hepatite é qualquer degeneração do fígado por causas diversas, as mais comuns são as infecções pelos vírus do tipo A, B ou C e o abuso do consumo de álcool. Os tipos B e C são transmitidos principalmente pelo sangue, sendo comum em usuários de drogas injetáveis e pacientes submetidos a material cirúrgico contaminado. A hepatite B também é frequentemente transmitida por via sexual. Os tipos B e C de hepatite usualmente não apresentam sintomas, o que torna comum que as pessoas só saibam que têm a doença quando fazem, por acaso, algum teste para estes vírus. Além de apenas fazer sexo com camisinha, se pode prevenir a infecção pelas hepatites B e C não compartilhando alicates de unha, lâminas de barbear, escovas de dente, equipamentos para uso de drogas, abstinência ou diminuição do uso de álcool, além de todo o controle efetivo dos bancos de sangue, órgãos e sêmen. Também há vacina disponível para a prevenção da hepatite B, mas não para o tipo C da doença.

Donovanose
É uma infecção que afeta a pele e mucosas da região genital, da virilha e do ânus, causando úlceras e destruindo a pele infectada. Ela é caracterizada por caroços e feridas vermelhas que sangram fácil e não causam dor, fazendo com que o paciente só procure ajuda quando o caso já está mais avançado.

Cancro Mole
É uma l causada por uma bactéria chamada Haemophylus ducrey. É caracterizada por lesões genitais múltiplas e ulceradas, dolorosas e que apresentam secreção do tipo pus. É muito mais comum nos homens do que nas mulheres. A única via de transmissão é a sexual, por isso a forma de prevenção é usando preservativo em todas as relações sexuais.
O tratamento é feito com antibióticos.

Linfogranuloma Venéreo
É uma infecção crônica que se caracteriza pelo aparecimento de uma ferida ou elevação da pele na região genital, ou gânglios da virilha genital, que dura de três a cinco dias e não é facilmente identificada pelos pacientes. A forma de contágio se dá por relação sexual vaginal, anal ou oral com a pessoa infectada. A forma mais certeira de se prevenir a doença é utilizando o preservativo em todas as relações e fazendo a higiene correta da área. São utilizados antibióticos para tratar a doença.

Candidíase
A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida que, normalmente, acontece quando existe um enfraquecimento do sistema imune ou porque se fez tratamento com antibióticos, por exemplo.
Este tipo de infecção pode surgir em homens ou mulheres e tem cura, sendo seu tratamento feito com pomadas ou remédios que eliminam os fungos que estão provocando a doença, ajudando no alívio dos sintomas.

Lido 75140 vezes Última modificação em Quinta, 14 Mai 2020 10:47

Multiclínicas: